quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nosso Herói da Meditação para as Crianças

Uma das formas mais simples de explicar "atenção plena" ou meditação para uma criança é mostrar um pequeno clipe do desenho animado Kung Fu Panda.
Não é apresentado o que deve ser feito, não dá nenhuma descrição de livro, nem ao menos usa a palavra meditação, mas capta perfeitamente a essência de uma forma fácil de entender.
Nosso herói confuso, um panda chamado Po, está bem estressado com a sua vida. Ele para à luz do luar embaixo de um pessegueiro em flor; ele se acha um "lixo" em várias coisas, sabe que come demais e se preocupa muito com tudo.
Face a tantos obstáculos horríveis, ele está prestes a desistir de seu destino glorioso no kung-fu e voltar a fazer macarrão. Mas... o velho mestre tartaruga surge e amorosamente dá uma bronca:
"Parar, não parar. Macarrão, não macarrão. Você está sempre preocupado com o que foi e com o que será. Há um ditado que diz: ontem é história, amanhã é mistério, mas hoje é presente. Por isso se chama presente".
A partir daí, nosso herói passa por um intenso treinamento em meditação e tudo o mais e se torna o grande herói da história.
Bem bonitinho e bem útil visto com esse olhar!
(texto baseado na dissertação de Richard Burnnet, do Mindfulness in Schools Project)