terça-feira, 7 de junho de 2011

O caminho da energia

Existem muitas formas de explicar a meditação, não é mesmo? Vários mestres nos oferecem imagens úteis e lindas. Meu mestre, o Lama Samten, nos diz que a meditação nos permite compreender que todas os pensamentos, emoções, identidades que contruímos... são como ondas mas que nós somos mesmo é o mar! Quando nos damos esse tempo de sentar em silêncio e observar o que se passa na nossa mente, podemos observar essas ondas se formando e estourando na praia. E sem rolar junto com a onda sem querer. Daí, aos poucos levamos essa experiência para qualquer lugar. Podemos começar a perceber que o que realmente nos move não é o pensamento discursivo, o que achamos ou deixamos de achar... o que nos move mesmo é a nossa energia, que às vezes quer ir pra um lado enquanto as nossas idéias perfeitas querem ir pra outro. Quando isso acontece, começamos a nos "entortar", como diz o Lama. A nossa saúde em diversos níveis dependem de um certo alinhamento entre energia, corpo e mente. É muito útil perceber essa coisa toda!

E o quê isso tem a ver com as crianças? Nas crianças a energia corre solta! Observe! A criança inteira acompanha a propria energia se movendo. É lindo de ver! O Lama conta uma história do próprio filhinho - o Henrique - que um dia estava berrando porque não queria tomar banho ou alguma coisa assim. Se alguém começasse a explicar que era preciso tomar banho, que o corpo precisa ser limpo ou alguma outra história qualquer, o berreiro certamente seguiria! A experiência dele ainda seria de ver sua energia forçada a se mover numa direção que ele não queria! A criança abre o berreiro - a gente quase nunca faz isso tão claramente... Daí, o quê o Lama fez? Ele disse: "o passarinho subiu no telhado". Parece sem sentido pra você? Pois pro Henrique não pareceu! A energia dele encontrou um outro caminho pra fluir, sem nenhuma explicação causal! Na sequência o banho foi indolor...
Compreender essa linguagem energética é muito importante porque está na base de qualquer processo cognitivo, quer a gente se dê conta ou não.
Ensinar a criança a direcionar a própria energia sem trancamentos para uma direção positiva é um ato de verdadeira compaixão.

3 comentários:

Rogério Guimarães disse...

Muito bacana, Jeanne.
Abraços,
Guto

Juliana disse...

Que lindo Jeanne!! Adorei!!
Um beijo carinhoso, Ju.

Patricia Gabriel disse...

Lindo Je! ;)