Eu adoraria ter uma palavra no nosso idioma capaz de traduzir mais corretamente e de forma mais bonita a palavra em inglês "mindfulness". Na falta de forma melhor, acabamos deixando assim: atenção plena.
Mas podemos descrever melhor o sentido dessa expressão, emprestando a definição de John Kabat-Zinn:
"consciência que emerge por prestar atenção propositalmente, no momento presente, sem julgamentos, aos desdobramentos das experiências momento a momento"
De forma geral, quando falamos em meditação para crianças na verdade estamos falando de "atenção plena".
Estas práticas buscam criar um espaço para que as reações impulsivas se tornem mais conscientes:
As crianças podem se beneficiar de diversas maneiras:
- melhor foco e concentração
- maior senso de calma
- diminuição do estresse e ansiedade
- mais controle sobre reações impulsivas
- maior auto-consciência
- mais habilidade em responder a emoções difíceis
- maior empatia e compreensão com relação aos outros
- desenvolvimento natural de habilidades para a resolução de conflitos
Que tal? Parece muito simples e é! As crianças curtem esse espaço de tranquilidade quando ele é oferecido. Mas o ponto é que os professores e os pais também precisariam saber produzir esse espaço para eles próprios: "as crianças aprendem pelas costas".
De qualquer forma, o objetivo deste post é servir de inspiração, reunindo vídeos que mostram a aplicação de técnicas simples em salas de aula.
Neste vídeo do programa "Mindful Schools", por exemplo, logo no início apresenta a técnica do sino .
E em seguida, o professor pergunta como as crianças se sentiram. A garotinha disse ter tido a sensação de "a mãe estar cozinhando" e que se sentiu feliz. Me lembrou de uma vez em que eu estava aplicando uma técnica simples também de atenção à respiração a um grupo de criancas de 8-10 anos, e um garotinho disse: "- ai vontade de comer um pãozinho quente!", como que desejando aconchego. É lindo de ver como a criança facilmente entra em contato com as suas sensações.
Outra técnica apresentada nesse vídeo é de comer uvas passas com atenção plena. E claro que isso pode ser feito com qualquer alimento e as crianças se divertem muito.
Experimente com biscoitos de texturas diferentes, sucos de frutas diferentes e convide as crianças para um lanchinho com atenção plena.
Neste outro vídeo da Fundação Inner Kids, podemos ver outras formas de praticar com as crianças, com foco na respiração.
Poderíamos oferecer essas práticas às nossas crianças, não é mesmo? Poderíamos oferecer esses espaços de tranquilidade a nós mesmos também.
Se você gostou, aqui tem mais:
http://www.mindfulschools.org/
http://www.youtube.com/user/mindfulnesstogether
Nenhum comentário:
Postar um comentário