sexta-feira, 23 de julho de 2010

Shamash Alidina fala de Meditação para Crianças e Pais

O autor Shamash Alidina publicou este texto em seu blog "Mindfulness for Dummies" e gentil e queridamente autorizou a postagem desta tradução. Nossos amigos agradecem!


A Atenção Plena é qualidade natural, semelhante à infância. Quando você está plenamente atento, você está conectado ao seu senso interno de curiosidade, de “querer saber” e de inocência. Neste sentido, as crianças são naturalmente plenamente atentas.
Infelizmente, graças ao excessivo uso da tecnologia moderna e aos altos níveis de medo e estresse, precisamos ensinar a elas formas diferentes de lidar com as várias pressões a que são submetidos.
Aqui estão alguns pontos para você lembrar quando estiver ensinando a “atenção plena” para as crianças;
- Seja leve ao invés de sério. Se você puder transformar as práticas de “atenção plena”em um jogo, você tem mais chance de sucesso ao encorajar seus filhos a tentarem a prática
- Faça práticas curtas – crianças não conseguem manter o foco por tempos longos como os adultos; portanto, alguns minutos são suficientes
- Evite pressioná-los – se você forçar seus filhos a serem atentos, a liberdade e alegria da prática se perderão e o exercício deixará de ser de “atenção plena”
- Seja paciente – provavelmente você não terá êxito todas as vezes que tentar ensinar estas práticas aos seus filhos. Experimente técnicas diferentes e veja quais funcionam.
Existem vários pequenos exercícios de “atenção plena”que você pode fazer com seus filhos. Por exemplo, se a criança é bem pequena, você pode pedir que ela se deite e coloque um ursinho de pelúcia na sua barriga. Então peça a ela que preste atenção em como o ursinho sobe e desce conforme ela inspira e expira. Pergunte a ela se pode fazer com que o ursinho se mova mais devagar. Ao final, pergunte como ela se sente depois de “meditar com o ursinho” comparando com como se sentia antes da meditação.
Pais Plenamente Atentos
Ser pai ou mãe é a tarefa mais difícil, importante e recompensadora do mundo. A “atenção plena” pode realmente dar uma mãozinha para você controlar o estresse e para estar mais presente com seu filho. Todo mundo sabe que criança precisa de amor, mas amor deriva de dar atenção. Por isso que crianças que não recebem amor suficiente tentam “chamar a atenção”. A prática de “atenção plena” nos treina a dar mais atenção, ideal para os pais. Pais e mães atentos que praticam meditação regularmente, encontram tempo para seus filhos e lhes dão atenção total e calorosa, também cuidam melhor de si próprios. Ã medida que você se torna mais “plenamente atento”, você se torna mais consciente de suas próprias necessidades e aprende a atendê-las de forma criativa.
Aqui vão algumas dicas:
- O coração da prática de “atenção plena” está em se dedicar a alguma prática diariamente; quer você escolha praticar por 5 minutos ou por 45 minutos, uma rotina diária ajuda muito;
- Aproveite as oportunidades que você tem de estar com seus filhos para dar-lhes total atenção ao invés de trabalhar no “modo multi-tarefas”. Assim como ficamos entediados quando alguém não presta atenção em nós, as crianças se sentem frustradas quando são constantemente ignoradas;
- Experimente e veja as coisas do ponto de vista dos seus filhos. Isto pode ajudá-lo a ser mais paciente;
- Tome um tempo para cuidar de si mesmo. Você pode levar-se para sair à noite, fazer uma caminhada “plenamente atenta” ou encontrar algum hobby para desligar sua mente por uns instantes. Embora pareça muito difícil achar tempo para isso, se você fizer um esforço, você se sentirá melhor no longo prazo e ganhará energia. “Atenção Plena” tem a ver com ser gentil e compreensivo consigo mesmo tanto quanto com os outros;
- Veja o lado engraçado das coisas quando você puder. “Atenção Plena” não é estar hiper-plugado e sério o tempo todo. Veja se pode sorrir das suas próprias imperfeições bem como das dos seus filhos.
Estes são livros que eu recomendo:

“Mindfulness for Dummies” tem um capítulo sobre “Atenção Plena para Crianças e Pais”



“Mindful Child” é todo sobre isso.



Confiram!
www.mindfulnessfordummies.blogspot.com


Um comentário:

Carol Moscheta disse...

Bélissimas palavras. Na sociedade em que vivemos é muito bom ler palavras tão sábias que nos trazem tanto conforto. Comecei a meditar a cerca de 1 mes e queria muito que meus dois filhos (que são super ativos) tivessem a mesma experiencia maravilhosa que a meditação traz a nós. Mas não tinha idéia de como faze-lo! Obrigada pelas palavras!

Namaste!