O Instituto Palas Athena trouxe o Dr Georg Tuppy a São Paulo no dia 8/junho para falar sobre "Consequências Neurobiológicas do Abuso Infanto-Juvenil". Está mais do que demonstrado que os efeitos do estresse crônico podem ter efeitos devastadores sobre a saúde mental e física das crianças, desde a fase pré-natal.
A boa notícia é que a "maternagem" pode reverter algumas importantes alterações em 10 dias. Ele cita um livro bárbaro da jornalista Sharon Begley, que descreve as discussões que aconteceram no "Mind and Life Institute", Treine a Mente Mude o Cérebro:
"O papel da neuroplasticidade de transformar o cérebro emocional abre novos mundos de possibilidades. Não estamos presos ao cérebro com o qual nascemos e sim temos a capacidade de direcionar deliberadamente as funções que vão florir e as que vão fenecer, as capacidades morais que vão surgir e as que não vão surgir, as emoções que vão florescer e as que vão ser silenciadas."
Por fim, o Dr Georg afirma que práticas meditativas se opõem frontalmente ao estresse crônico nos efeitos neurobiológicos integrais. Ele também cita que sua comapnheira tem experiência em escolas com uma atividade chamada "centramento" que muda a forma como as crianças interagem com os colegas e com o ambiente familiar.
O aúdio e os slides desta palestra estão na íntegra neste digite:
www.comitepaz.org.br/81_fórum.htm
Vale a pena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário